sexta-feira, novembro 01, 2019

o prêmio Asnix com a obra de estréia do juíz Dagoberto Góis

Sucesso na Europa e no Brasil , o celebrado escritor Dagoberto Junqueira de Góis Amaral ,magistrado e membro da Academia  Uruburetamense dos Contrafortinos de Letras  é o entrevistado do jornal Maranhão do Amanhã.

  -Como te sentes por ter sido galardoado com o prêmio Asnix com a sua obra de estréia ?
  
-Bem , amigo Bezerra da Serra Linhares, credito a outorga do prestigioso Asnix à minha carreira junto ao "Judiciáriooô" da cidade de Uruburetama dos Contrafortes , data vênia , desta vivência extraí o manancial de que alimentara se minhas letras .Oportuno clarear para vós outros ,minha sobeja satisfação , honrabilíssimo que sinto-me  por ter sido agraciado.

  -Como surgiu a ideia do livro ?

  -Assaltou-me a razão na madrugada , após minha quarta ponte de safena quando julguei Ter com o Senhor, o livro seria o meu legado , minha contribuição à literatura do meu município , do meu glorioso estado, o  Maranhão e do meu país, o Brasil que nasceu com o nome de uma mercadoria mas é o ouro da minha existência  em nome da família Junqueira de Góis Amaral .

  - Quem o incentivou para a manufatura do mesmo ?

  - Primeiramente minha ponte e" talqualmente " o venerando desembargador Ramiro Fulgêncio dos Goitacases Linhares, meu genro, que em hora fortuita comentou sobre a  auspiciosa graça caso pudesse reunir minhas anotações em um livro de suspense policial , o livro seria denominado a fumaça do vulto na meia escuridão da vida emprestada.


 - Por que o senhor resolveu escrever um livro de temática policial?

  - Por estar mais familiarizado com o meio .

  - A reação da critica o incomoda ?

  - O julgamento do leitor é a melhor crítica , uma vez que terminamos o livro  ele se emancipa e voa para longe , e meu livro tem vendido bem, ontem na livraria Goulart Gonçalves no Shopping Góis Amaral faltou tinta para tantos autógrafos .

  - O senhor ...
   
- Linhares , podeis vós, amigo de longa data, chamar-me de Dagoberto Góis !
  
 - Ora pois , então assim será. Tu Dagoberto Góis , esperava este sucesso estrondoso  , já te acostumastes a ele ?
  
 -Minha já secular existência , ensinou a mim guiar rijo o timão da nau da vida , seja em águas calmas ou bravias . O sucesso e o fracasso são efêmeras chamas que dão a luz a espectros nas paredes mal iluminadas da desrazão da existência . A láurea não é mais do que o reconhecimento de um  trabalho bem feito, nós não buscamos o aplauso das massas  nem tememos suas pedras .

  "Ohhhhhhh, nosso prefeito !!! "
   
"Vote Juíz Góis é "nóis" no "pudê "!! "

  " Só que não...votem nos Queiróiz  "

 - Já existe projeto para um novo Livro ?
  
 - O próximo está aguardando um novo enfarte .

  - Quais são suas influências literárias , Hammet, Christie ?
  
 - Influências da literatura regional e realista , além do trabalho investigativo policial, as ocorrências registradas nos autos de infração e boletins de ocorrência e  pareceres jurídicos além da sábias análises de Nina Rodrigues e Lombroso a partir de uma ótica reversa de perspectiva é claro .

  -Em sua opinião o que faz o brasileiro não ser um consumidor de literatura ?

  - Nosso país possuí uma Argentina de párias, mais de setenta por cento sobrevivem; a classe média brasileira cada vez mais empobrecida e a elite intelectual compram livros , a econômica e a politica tantos quantos são, tais remédios do espírito é amargo para quem acostumara-se a alimentar seu cérebro a partir da caixa embotadora da televisão. Observamos nas escolas desprovidas de tudo e em nosso estado ,inclusive sem tetos, carteiras , portas imagine biblioteca ! O Maranhão do Amanhã é prioridade para ontem segundo o clã Ribamando Sarnaí há tantas décadas no (des)governo do estado .Nobre Bezerra , preciso voar para a capital agora , compromissos com o povo não são postergados .

  "Vote Juíz Góis é "nóis" no "pudê "!! "

  - Aos nossos ouvinte BOA NOITE !
  
 Wilson Roberto Nogueira

  
28 de novembro de 1995

Nenhum comentário: