terça-feira, setembro 24, 2019

Conto Hassídico



Um hassidico , Moisheev chegou a mui caridosa Casa de Seguros da Rússia  pedir alento em forma de pecúlio para superar dificuldades, tivera sua modesta cabana criminosamente incendiada no inverno último, o mais rigoroso.

Não querendo furtar-se ao seu compromisso maior de prestar segurança material mínima a sobrevivência de cristãos ou não da comunidade e do gueto ,como é praxe solicitou ao requerente comprovantes dos imóveis e do capital perdido , recibo das mercadorias  e extratos bancários , digo notas bancárias

Como foram consumidos pelas vorazes chamas os comprovantes , a seguradora deu crédito ao penhor  pessoal do infeliz hebreu. Concedida a quantia de cinquenta rublos aos mil e quinhentos , pedidos, de juros seriam cobrados vinte por cento.

O mendigo profissional queria aplicar um golpe . Além de não ser judeu , o nome verdadeiro era   Lev  Volkinski conseguiu para si a regeneração  pelo sofrimento e pelo trabalho resultado daquele dinheiro que encontrou entre as cinzas  do seu caráter , todo dinheiro fácil acorrenta o destino ao fundo de um poço.

Wilson Roberto Nogueira.1993





Nenhum comentário: