terça-feira, setembro 03, 2019

Em uma lanchonete à noite



Em uma noite enluarada , estava lanchando no La Gondola enquanto esperava a hora de ir ao Cine Condor  assistir a mais um filme de sucesso do Spielberg.

No balcão degustando minha fumegante pizza de muzzarela., dois pedaços por um feliz engano , recebi três .Para quem visse o prato imaginaria me um imenso glutão ou um refugiado faminto.. Primeiro pedaço foi devorado em três mordidas; quando  me preparava para atacar o segundo pedaço , ouço uma interessante conversa sobre criação de cavalo , partindo de uma mesa próxima, o assunto abrangia desde os custos com a alimentação, criação , torneios, raças, como comprar , quando e onde cavalos de raça.

Como é de meu hábito vali-me de uma caderneta que sempre carrego comigo e do meu lápis , anotei os tópicos mais interessantes . _ minha mania de jornalista.

- Deixei esfriar o segundo pedaço .Percebi que uma garota , do tipo que serviu de molde ao Criador para fabricar Eva, não foi da costela de Adão., Ela aproximou-se do balcão e com melodiosa voz chamou o gerente para que ele pudesse providenciar duas pizzas – famílias a serem enviadas ao Tivoli Hotel, onde ela  e suas amigas estavam hospedadas, revelou que trabalhava para a Danone e seu nome era  Alessandra – captei todas as informações e as transcrevi na minha  caderneta  em meio a dados  sobre a criação de cavalo.

Olhou para mim , deu-me um sorriso e partiu, terminei o segundo pedaço e também saí, levitando ao sabor daquele sorriso, esquecendo-me da pizza gratuita , já fria , sem sabor.
Ao sair da lanchonete , tropecei em um mendigo que encoberto por trapos , encolhido pelo frio  dormia em um canto da estrada do estabelecimento.

Pensei para comigo mesmo- - Com uma cidade tão grande , vão deixar jogado o lixo justamente no local onde há intenso movimento .

Depois de uma noite tão proveitosa em acontecimentos , esqueci inteiramente do filme.
No dia seguinte o filme saiu de cartaz. Não me aborreci , pois aquela noite foi para mim como um  filme em que contracenei com a realidade daquelas pessoas.

Wilson Roberto Nogueira. 1987


Nenhum comentário: